Jogos de Negócios

30
set

Jogos de NegóciosJogos de Negócios – Simulação empresarial

Neste artigo vou relatar um pouco sobre minha experiência com os Jogos de Negócios ou Business Simulation. No final apresento uma pequena parte do artigo apresentado para conclusão do curso e um link sobre o assunto.

Meu contato com a ferramenta Jogos de Negócios foi na finalização do MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria que conclui na Fundação Getúlio Vargas – FGV. O TCC que apresentei foi baseado nos jogos e no aprendizado adquirido. Foi uma ótima experiência, claro que com algumas dificuldades mas os resultados foram ótimos.

Como era de se esperar é preciso conhecer muito bem o funcionamento da empresa simulada, foram necessárias algumas lidas com muita atenção no manual da empresa. São vários detalhes que fazem toda a diferença nas rodadas do jogo. Outro ponto importante é a escolha da equipe. Como a empresa é dividida em departamentos e cada jogador assume a diretoria de um desses departamentos, todos tem responsabilidade nos resultados e se um dos diretores não cumpre seu papel fica difícil alcançar bons resultados.

São várias as ações permitidas nos jogos de negócios. Compra de máquinas e equipamentos, contratação e demissão de funcionários, greve de funcionários, períodos de sazonalidade e até escassez de matéria-prima. É emocionante acompanhar os resultados do jogo a cada rodada, principalmente quanto ficamos na liderança!

No modelo de jogo que participei fiz vários cálculos, não só eu como todos os jogadores ou diretores. Calculo da folha de pagamento, controle de estoque, análise de balanço e DRE, análise econômica e financeira das empresas concorrentes, entre outros vários cálculos para compreender o funcionamento dos diversos relatórios apresentados pelo simulador.

O relatório mais complicado e que necessita de grande atenção é o de fluxo de caixa, principalmente no fluxo das operações futuras, onde é necessário avaliar se é possível ou necessário captar recursos de terceiros ou realizar investimentos.

Foi muito bom participar dos jogos, aprendi muito. Abaixo um pequeno trecho do artigo apresentado e um link sobre o tema:

Jogos de Negócios – Business Simulation

Business Simulation ou Jogos de Negócios são simulações computacionais que repetem situações reais da vida corporativa, permitindo aos jogadores tomarem decisões sobre diversos aspectos dos negócios, tais como, definição de preços de venda de produtos, investimentos em propaganda, capacidade produtiva, gestão de pessoas e outros fatores que acontecem no dia a dia de uma empresa. Segundo Marion (2006 pag. 84) “O método surgiu nos EUA a partir dos conhecimentos dos jogos de guerra, bastante difundidos na época em virtude da Segunda Guerra Mundial.” Ainda segundo Marion (2006) estas simulações vão além dos aspectos gerenciais, simulando também a relação das empresas com o mercado em que atuam, pois, as decisões tomadas internamente em cada empresa afetam diretamente as demais concorrentes, simulando, portanto todo um mercado e suas incertezas. Para as tomadas de decisão são gerados relatórios a cada período, que representam um trimestre e um jornal com as informações macroeconômicas, os preços dos insumos, de propaganda e demais informações necessárias.
1.2 As Empresas
Neste trabalho o modelo utilizado foi a simulação de uma indústria que produz um único bem durável de valor suficiente para ser financiado, ou seja, vendido com condição de pagamento parcelado. As empresas são sociedades anônimas de capital aberto e tem suas ações cotadas na Bolsa de Valores, sendo que o valor destas ações depende do desempenho das empresas e da situação macroeconômica da simulação. Foram criadas quatro empresas e cada uma tem sua sede em uma região diferente, mas podem vender seus produtos para todas as regiões inclusive para o exterior via exportação. No início as empresas têm situação igual, o desempenho e os números apresentados nos relatórios são os mesmos, bem como a qualidade dos produtos.


Link sobre o assunto

www.nesig.ufsc.br/publicacoes/pdf/Bernard_in_Marion-Cap7.pdf

Pesquise no Google Books sobre o assunto, tem bastante material mas os links não funcionaram!

 

Logomarca Gestão Contabilidade em Governador Valadares

Comentários